sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Rumo ao Fórum Social Mundial

Na semana de 25 de Janeiro a 1 de fevereiro a Envolverde vai fazer uma cobertura especial do Fórum Social Mundial, que acontece em Belém. Eu estarei lá coordenando a cobertura e buscando o que de melhor acontecer para contar aos leitores.

Nos últimos dias tenho conversado com muita gente envolvida com os FSM anteriores e a principal pergunta é: Porque esta edição do Fórum será importante? Várias redes sociais, inclusive a Rede de Jornalistas Ambientais, normalmente tão atenta aos Fóruns, não estão debatendo quase nada em relação a esta edição. Porque?

Eu estou muito curioso para ver o que vai acontecer Por lá e contar a vocês, porque acho que as pautas tradicionais do Fórum forma caindo uma a uma com a crise financeira internacional. Será difícil que este tema não se imponha como central.

Esta semana estive em um debate com economistas, promovido pelo Instituto Ethos e mediado pela jornalista Miriam Leitão. Foi uma oportunidade importante para debater a crise. Uma impressão forte que ficou é que não existe ainda uma visão integrada da dimensão e alcance do desarranjo da economia global. Escrevi uma matéria sobre o encontro: http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=55734&edt=1

Creio que o FSM será um momento de muita reflexão sobre a crise. A Envolverde criou uma editoria específica para esta cobertura. Em parceria com o Projeto Terra Viva, vamos manter uma equipe trabalhando todo o tempo para gerar conteúdos e informações.

Boa Leitura!
Dal Marcondes

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, Marcondes. Vou ficar ligada no assunto, pois tenho interese em saber das notícias, também.
Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba
www.gazetadopovo.com.br/blog/namira