domingo, 25 de janeiro de 2009

O mundo já está nas ruas de Belém

por Dal Marcondes

Bom, já estou em Belém. Cheguei no sábado e já procurei meu amigo João Meireles, do Peabiru, para saber o que está acontecendo de interessante por aqui. Logo de cara fiquei conhecendo um programa desenvolvido pela Fernanda Mertins, designer e companheira de João, que envolve adolescentes de baixa renda para fazer um programa de turismo em Belém, o “Guia-me Belém”, que oferece dicas de restaurantes e passeios na cidade através de um site SMS (por celular). Fantástico, vale a pena conhecer: www.oiguiamebelem.com.br

Na mídia

Os Jornais da cidade deram uma cobertura importante para o Fórum Social Mundial, mas pouco profunda. Me impressionaram duas opiniões publicadas no “O Liberal”, um dos principais do Pará: 50,4% da população de Belém não sabe do que se trata o FSM. Uma estudante declarou: “É uma parada sobre a Paz, não?”. Outra opinião, desta vez xenófoba, veio de um líder empresarial: “Essas pessoas não sabem o que é a Amazônia e vem aqui dar palpite”.

Nas ruas

Encontrei indianos, franceses, ingleses, russos e poucos latino-americanos. Belém está colorida com gente de muitos lugares. Vai ser um desafio fornecer infraestrutura e segurança para tanta gente. Por enquanto não houve incidentes.

Mídia Livre

Nesta segunda se reúnem os editores de mídias independentes e alternativas. Este será um fórum que vai debater com muito ênfase a necessidade de fortalecer os meios de informação que trabalham pelo desenvolvimento sustentável. Um luta que vem ganhando força desde o ano passado. É um movimento do qual a Envolverde faz parte.
Leia mais: http://ipsterraviva.net/tv/wsfbrazil2009Pt/currentNew.aspx?new=1254

Nenhum comentário: