terça-feira, 23 de agosto de 2011

Manaus: Parque indígena vai ser inaugurado até a Copa-2014


Manaus - Na manhã dessa segunda-feira (22), a secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), apresentou um balanço geral dos dez anos da presença dos indígenas no governo do Amazonas.

Além da apresentação do trabalho realizado pelo órgão, o secretário da pasta, Bonifácio José, também revelou todo o trabalho já idealizado para o quadriênio 2012-2015. "Já estamos com boa parte dos trabalhos idealizados para os próximos três anos, para podermos acompanhar a evolução da cidade e essa grande festa que é a Copa do Mundo" diz o secretario.

O secretário também falou do trabalho árduo que foi conseguir educação de qualidade para os povos indígenas. Segundo Bonifácio, mais de 20 escolas somente para índios estão em funcionamento. A educação é formação humana. É por meio do aprendizado que o futuro das terras e das comunidades indígenas serão garantidos.

Entre as novidades apresentadas, a Seind informou ainda que, em Iranduba, distante 27km de Manaus, será construído um Centro de Desenvolvimento Sustentável dos Povos Indígenas . O parque temático indígena será referência para a população que vai acompanhar a Copa-2014.

Por intermédio da secretaria, mais de 64 povos espalhados pelo estado tem direitos garantidos. "É um momento histórico para os indígenas e só por meio de projetos e políticas publicas, podemos conquistar", disse o secretario.

Fonte: Portal D24AM

Nenhum comentário: