terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fungos que quase dizimaram árvores podem voltar


Mudanças no clima ameaçam abrir terreno para ataque de assassinos de florestas

Há 250 milhões de anos, durante uma das maiores extinções em massa já atravessadas pela Terra, fungos normalmente pouco agressivos no solo se espalharam descontroladamente, quase dizimando todas as árvores do planeta. Longe de ser uma simples curiosidade científica, tal ataque pode se repetir nos dias atuais se as mudanças climáticas enfraquecerem demais as plantas.

A grande extinção do chamado Período Permiano eliminou 95% das espécies que habitavam a Terra. Há tempos Mark Sephton, do Imperial College London, estava intrigado com uma misteriosa camada de fósseis nas bordas de rochas que se formaram no período:

- Você pode achar essa camada em todo mundo e não encontra sinais semelhantes em nenhuma outra parte do registro geológico.

A camada primeiro foi vista como formada por fungos oportunistas que se alimentaram das plantas depois que elas morreram, embora alguns considerassem que poderiam também ser de algas. Para encerrar a questão, Sephton se uniu a Henk Visscher, da Universidade de Utrecht, na Holanda, e Cindy Looy, da Universidade da Califórnia em Berkeley. Juntos, eles revelaram que a camada era formada por organismos parecidos com fungos modernos conhecidos como Rhizoctonia, reforçando a hipótese do ataque dos fungos. Eles ficam no solo à espera de atacar plantas que tenham seus sistemas imunológicos enfraquecidos.

Segundo Sephton, o papel dos fungos na extinção do Permiano é um alerta, já que as mudanças climáticas e outras atividades humanas estão estressando as plantas, deixando-as vulneráveis a um novo ataque em massa.

- Mudanças dramáticas como essa podem acontecer quando você pressiona tanto um ambiente - diz.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: