segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Segunda-feira sem carne


Liderada pelo ex-beatle vegetariano Paul McCartney e encampada pelo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, a campanha Segunda-feira sem Carne tem a intenção de convencer as pessoas a se absterem de comer carne no primeiro dia útil da semana. Os militantes dessa cruzada são, em grande parte, organizações em favor dos direitos dos animais. Mas, se isso pouco ou nada sensibiliza você, a campanha também traz dados importantes dos impactos causados pela produção de carne no Brasil. Veja:

- A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).

- A pecurária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico (2) e 14% em todo o mundo.

- Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 bilhões de animais (3) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.

- A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.) (4).
___________________

(1) FAO (2009)

(2) Ministério da Agricultura

(3) Incluindo aves, peixes, camarões e moluscos

(4) FAO (2005)

Leia também o resultado de três anos de investigação do Greenpeace sobre a "Farra do Boi" na Amazônia.

Nenhum comentário: