quinta-feira, 4 de junho de 2009

A "pegadinha" da Vale

.
Dal Marcondes

A Vale está dizendo, em pleno horário nobre da Globo, no intervalo do Jornal Nacional, que "zerou seu printfoot". Ou seja, que zerou sua "Pegada Ecológica" simplesmente porque plantou árvores em uma área superior à impactada por suas atividades de mineração.

Só não lembrou de dizer que seu impacto ambiental é muito maior do que somente as áreas desmatadas para a retirada dos minérios. Suas emissões de carbono em atividades de transporte e processamento de minérios, em uso de energia e em outras atividades ligadas à empresa são enormes. A maior empresa privada do País tem de demonstrar mais "responsabilidade" em sua comunicação.

Isto faz mal à reputação da Vale. Além disso, circulou no início do ano a notícia de que a Vale demitiu toda a sua "equipe de sustentabilidade". Vai ver que é por isso que a empresa entrou nesta onda de Greenwashing pesado.

A empresa esté "escondendo" a verdade atrás de um termo em inglês pouco conhecido do público brasileiro, "printfoot". Está na hora da publicidade parar de usar o "efeito lantrol", ou seja, dizer que o produto tem um componente de nome estranho e que faz bem, mas não está na tabela periódica.

PS: Quem se lembra do "Creme de barbear bozzano, o único com lantrol"?
.

Nenhum comentário: