sábado, 23 de maio de 2009

PT ataca ação de ministros sobre lei ambiental

.
DA SUCURSAL DO RIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT acusou em nota, na última quarta-feira, os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) de liderarem os ataques às "conquistas ambientais" do governo Lula.

"Esses ataques, tendo como tropa de choque a bancada ruralista no Congresso Nacional, são liderados pelos ministros da Agricultura e da Secretaria de Assuntos Estratégicos e se dirigem fundamentalmente à legislação ambiental, em particular, ao Código Florestal."

A nota ainda critica Carlos Minc (Meio Ambiente). "O Ministério do Meio Ambiente não consegue ter uma posição firme no interior do governo para defender as conquistas ambientais e fazer avançar a agenda do desenvolvimento sustentável."

A principal preocupação da secretaria petista é a eventual mudança do Código Florestal. O objetivo dos ruralistas é diminuir a proporção obrigatória de reserva em áreas rurais.

Na nota, a secretaria afirma ainda que "o PT, seus parlamentares e seu governo não podem passar para a história como os coveiros do desenvolvimento sustentável".

Injustiça


Procurados por meio de suas assessorias, Mangabeira e Stephanes não comentaram a nota.

O ministro Carlos Minc afirmou ontem que as críticas do partido à sua atuação são injustas.

"O grosso das críticas foi centrado em cima do Mangabeira Unger e do [Reinhold] Stephanes. Em relação a mim, eles dizem que eu poderia ser mais aguerrido. Aí eu acho que houve uma grande injustiça", afirmou.

Minc listou episódios em que enfrentou Stephanes, como na defesa do Código Florestal e na exigência de contrapartidas ambientais para regularização fundiária.

Nenhum comentário: