sexta-feira, 27 de março de 2009

Compro logo existo

Como distorcemos as coisas, a bela frase de Descartes: “penso, logo existo”, se torna um eco nervoso de pessoas que compram por que estão angustiadas, alegres ou frustadas, enfim tudo é motivo para comprar. Porém, os meios de comunicação tem priorizado as notícias sobre consumo sustentável, escassez dos recursos naturais, mas o que tem levado a população de uma maneira geral, a massa, a “pensar” nas consequências do ato da compra foi mesmo a crise econômica. E chegou até na indústria de alto luxo da moda. Sim. Nada menos do que o famoso estilista Marc Jacobs aquele que usa saias, declarou numa revista semanal que com a crise “irá disfarçar para não ostentar”, trocando em miúdos, nada de festas caras e cenários de 1 milhão de dólares vamos apenas apresentar a roupas nos desfiles, e pronto, simples assim.

Claro, que a sociedade sempre se lembra em reciclar, dividir os materiais nas caixinhas coloridas, etc e tal. E se esquece dos outros 2 R o de Reutizar e Reduzir que também são pilares da sustentabilidade.

Entendo que isto é falar difícil, sustentabilidade para muitas pessoas é coisa de empresa, governo. Porém, veja como a sustentabilidade do seu orçamento pode caminhar junto com a do meio ambiente. Basta seguir a lógica seguinte:

*Reduza. Adquira somente o que for necessário;
*Reutilize. Doe e transforme o bem material, evitando o descarte;
*Recicle. Quando não der mais para reutilizar o produto.

Afinal, o que consumimos tem sua matéria-prima que provém do meio ambiente, para entender melhor está história, assista ao vídeo “A origem das coisas”.

Nenhum comentário: