quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um concurso de beleza natural

BAY OF FUNDY: única concorrente canadense ao título de nova maravilha da Natureza

Daqui a pouco mais de um mês o mundo conhecerá as sete maravilhas da Natureza. Obra do mesmo suíço-canadense Bernard Weber que fez do nosso Cristo Redentor uma das novas maravilhas do mundo moderno erguidas pelo Homem. No Canadá, a campanha em New Brunswick para emplacar o candidato Bay of Fundy (na foto ao lado) tem sido intensa. A América Norte concorre ainda com o bem mais conhecido Grand Canyon. Galápagos, cuja beleza foi registrada pelo fotógrafo Gustavo Miranda na reportagem de capa desta edição, é o concorrente do Equador. O Brasil está representado pela Floresta Amazônica e pelas Cataratas do Iguaçu. Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania também apresentam seus candidatos. Nesta última fase, 28 concorrentes nos cinco continentes disputam a preferência de eleitores em todo o mundo. A votação é aberta e pode ser feita pela internet no site new7wonders.com ou no Facebook, e ainda por telefone (SMS), até o dia 11 de novembro. Basta escolher os seus sete favoritos entre os finalistas que listamos a seguir.

A Bay of Fundy entra na disputa com uma das maiores variação de marés (de cerca de 16 metros) criando um ecossistema marinho dinâmico e diverso e que faz com que sua estranha paisagem se destaque como um ícone deste fenômeno natural. Na maré baixa, os visitantes caminham no chão do oceano. Na maré alta, navega-se ou flutua-se em caiaques pelas falésias formadas pela erosão natural. Não é uma praia de areias brancas. Mas a paisagem é bonita e estranhamente diferente. Para promover seu candidato, estudantes de diversas universidade canadenses em campanha se cobriram de lama até os ombros para formar um número sete humano no solo lamacento que fica exposto com a maré baixa.

Em New Brunswick, não se fala em outra coisa - em inglês ou francês, já que lá a província é oficialmente bilíngue.

- Seria muito bom para o turismo, faria uma grande diferença para a economia local - diz um membro da assembléia legislativa de St. John Harbour.

Porto Rico, na América Central, concorre com a floresta nacional El Yunque e os Estados Unidos tiram uma casquinha, pois apresentam o candidato como única floresta tropical no sistema de parques nacionais americanos.

Descendo para os candidatos sul-americanos, a Venezuela tem Santo Ángel, retratada no filme de animação "Up - Altas aventuras" (Disney/Pixar, 2009), listada entre as dez mais bonitas do mundo pela CNN. Mas o Brasil tem as Cataratas do Iguaçu, que também estão na lista da CNN publicada em março deste ano e devem angariar votos tantos dos brasileiros como dos hermanos argentinos, já que a candidatura divide honras e torcida com o país vizinho.

Do lado de cá, onde o parque recebe mais de um milhão de visitantes por ano, a campanha começa a esquentar. O alpinista de Foz do Iguaçu Waldemar Niclevicz, que já escalou o Everest duas vezes (pelos dois lados, Nepal e Tibete) vai atravessar as cataratas de tirolesa e representantes da fundação New7Wonders sobrevoarão o local a bordo de um dirigível nos próximos dias 10, 11 e 12 de outubro. Niclevicz e Mozart Catão foram os primeiros brasileiros a alcançar o topo do Everest, em 1995. Já a candidatura da Floresta Amazônica une também Bolívia, Colômbia, Equador, França (pela Guiana Francesa), Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: