terça-feira, 20 de setembro de 2011

Olhar ambiental de Cândido Portinari


Crianças e jovens de quatro cidades do Sul da Bahia tiveram a oportunidade aprender sobre preservação do meio ambiente a partir de obras do pintor Cândido Portinari. O Projeto Portinari, criado para preservar o acervo do artista, organizou uma exposição itinerante com 22 quadros que retratam temas como água, recursos minerais, o equilíbrio entre o ser humano e a natureza e florestas.

A exposição percorreu, durante quatro meses, Ilhéus, Canavieiras, Una e Belmonte. Elas foram escolhidas por serem territórios de atuação da companhia Queiróz Galvão, empresa patrocinadora, que investiu R$500 mil na iniciativa. Em cada um dos municípios, a equipe do Projeto Portinari permaneceu por 15 dias. Além de incentivar a visitação de mais de seis mil pessoas à exposição, a equipe desenvolveu oficinas de arte com alunos e capacitou professores de escolas públicas para trabalharem com as imagens dos quadros na sala de aula.

- Nós produzimos um material rico sobre a obra de Portinari e sobre a relação dela com a preservação ambiental. Este material foi distribuído aos 164 professores que participaram da capacitação - contou Sueli Avelar, responsável pelo desenvolvimento do projeto, que foi batizado de "Portinari para todos".

Os professores ganharam um baú com as 22 pranchas reproduzindo os quadros da exposição - entre eles Marinha, de 1951; Favela ao Amanhecer, de 1960; Terra, de 1945; e Floresta Amazônica, de 1957 - e mais um livro de atividades para os aluno e um outro com textos de referência sobre as obras e sugestões de atividades.

Antes de chegar ao sul da Bahia, o projeto já havia sido realizado com comunidades ribeirinhas da região amazônica e no Mato Grosso. No ano que vem, a exposição percorrerá outras cidades na Bahia e deve chegar às escolas públicas do Rio de Janeiro.

Para João Cândido Portinari, filho do pintor, ampliar o acesso ao acervo de seu pai para pessoas que jamais teriam chance de conhecer de perto os quadros, é respeitar a vocação da obra do artista:

- A pintura de Portinari retrata as questões do Brasil e ressalta valores caros à nossa sociedade, como a paz, o respeito ao próximo, a humanidade. Este projeto nada mais é do que o exercício da cidadania que ele tanto sempre defendeu.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: