quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estrago da Flona é o pior do país


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem que o incêndio da Floresta Nacional foi criminoso e já é considerado o maior do país. Segundo a direção da Flona, 53,9% dos 9,3 mil hectares da reserva - dividida em quatro áreas - foram totalmente destruídos. A ministra revelou que funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) flagraram e perseguiram um grupo que estava no local quando as chamas começaram. Além disso, Izabella Teixeira admitiu que faltam brigadistas na maioria das reservas do país. Segundo ela, o ministério trabalha com os estados para incentivar a contratação desses servidores.

Levantamento do ministério, divulgado ontem, indica que as queimadas são a principal causa de desmatamento do cerrado no Distrito Federal. Mas, de acordo com a ministra, todo bioma no país é alvo não só de incêndios no período da seca, mas do avanço da agropecuária, das cidades e da produção de carvão vegetal.

Nacionalmente, a destruição do cerrado foi menor. A área devastada entre 2008 e 2009 foi de 7,6 mil km², uma perda de área de 0,37% ao ano. Entre 2009 e 2010, o impacto foi de 6,4 mil km², 0,32% ao ano. Ainda segundo o balanço do ministério, até 2002, pouco mais de um terço do DF apresentava cobertura vegetal natural.

Desmatamento Atualmente, a região de cerrado da capital federal equivale a 580,2 mil hectares. Entre 2009 e 2010, perdeu-se 0,5 hectare. Apesar de registrar diminuição no ritmo do desmatamento no cerrado em todo o Brasil, o monitoramento do ministério ainda é falho. O órgão só passará a vigiar a progressão da devastação do bioma ano a ano a partir de 2012. "O dano às florestas no DF deve ser levado a sério, mas não ocorre na magnitude de outros estados. A região está exposta a secas e queimadas, principalmente. Esse ano e em 2010, tivemos áreas expostas a grandes incêndios", afirmou a ministra.

No ranking de desmatamento por estado, a posição da capital federal não é das piores. Em 2009 e 2010, o DF ficou em nono lugar entre os que mais tiveram o cerrado consumido. Este ano, somente em reservas nacionais, o Ministério do Meio Ambiente já aplicou 517 autos de infrações e o equivalente a R$ 142,6 milhões em multas. "Houve redução na dinâmica do desmatamento em relação ao período de 2002 a 2008, mas ainda não qualificamos o que é ilegal. Em alguns estados, o desmatamento acontece em áreas que estão em regeneração", detalhou a ministra Izabella Teixeira.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: