terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo do Estado e Fundação Roberto Marinho discutem manejo florestal


Ideia é beneficiar 180 mil pessoas nos estados do Acre, Amazonas e Pará

A Secretaria de Estado de Educação e Esportes foi palco de uma reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 29, entre representantes das áreas de Educação Profissional, Floresta, Articulação Institucional e Meio Ambiente e a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho (FRM), Andrea Margit, para discutirem a implantação do Projeto de Educação para o Manejo Florestal na Amazônia.

O projeto, que tem como objetivo promover a difusão de informações sobre o manejo e qualificar extensionistas na região amazônica, foi desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, Fundo Vale, dentre outros. Ao todo, serão beneficiados 180 mil jovens e adultos nos Estados do Acre, Amazonas e Pará.

Andrea Margit veio ao Acre conhecer o trabalho desenvolvido por instituições como o Instituto Dom Moacyr (IDM) que já trabalha a área de Manejo Florestal em suas Unidades Descentralizadas Escola da Floresta Roberval Cardoso, em Rio Branco, e o Centro de Formação de Tecnologias do Juruá (Ceflora), em Cruzeiro do Sul.

Além do Manejo Florestal, temas como mudanças climáticas também será trabalhado no projeto. Segundo Margit, o Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e não pode prescindir de gestores para suas florestas. "A ideia é difundir técnicas e vantagens econômicas, ecológicas e sociais do manejo florestal, bem como valorizar a prática e os profissionais do manejo. O propósito desse encontro é articular parcerias para o desenvolvimento do conteúdo e para a implementação do Programa de Educação para o Manejo Florestal no Acre".

Para o diretor-presidente do IDM, Irailton Lima, a implantação do projeto é um grande desafio, segundo ele, as instituições têm que encontrar meios de trazer o Manejo Florestal para dentro do Ensino Médio aliado à Educação Profissional. "Esta é uma oportunidade de lidar com as questões do Manejo propiciando a preservação das florestas. O Instituto Dom Moacyr tem muito a contribuir, pois temos experiência com o tema que já foi trabalhado em comunidades através do Proacre. Podemos ser referenciais orientadores do projeto da Fundação Roberto Marinho atraindo parceiros estratégicos para que o projeto seja desenvolvido com sucesso".

Representando o Instituto de Mudanças Climáticas, Eufran Amaral, enfatizou que além do manejo florestal, a FRM pretende trabalhar com o tema voltado para as mudanças climáticas, o "tema da vez" segundo ele. "Temos que encontrar formas de levar esses temas até as comunidades que vivem nas florestas. O conhecimento múltiplo da floresta deve ser compartilhado de forma clara e objetiva para que esses mesmos conhecimentos possam ser aplicados no dia-a-dia das comunidades florestais, este é o nosso desafio", afirma.

Fonte: Portal Amazonia.org.br

Nenhum comentário: