sexta-feira, 29 de julho de 2011

País registra 85 queimadas ao dia



Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que, neste ano, já são 17.814 ocorrências. Ainda assim, 2010 foi pior
O Brasil registrou 85 queimadas por dia em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o dia 27, foram 17.814 ocorrências em todo o território nacional. Os estados recordistas são Mato Grosso e Tocantins, com 3.213 e 2.013 focos, respectivamente. Quarta-feira, foram registrados 417 focos no país, sendo 73 em Mato Grosso e Amazonas. Apesar de ainda ser considerado alto para o Inpe, o número é menor que o de 2010, quando, no mesmo período do ano, foram 30.548.
O ano passado foi muito seco. Chegou perto dos anos de 2003 e 2004, os mais secos que tivemos , explica Raffi Agop, analista de queimadas do Inpe. Segundo ele, em 2010 houve a expansão das áreas de queimadas para o Centro-Sul do Mato Grosso e fronteira com o Pará, além da Região Centro-Norte de cerrado, em que se concentravam os focos. Agop ressalta que, além de mais úmido, 2011 está um pouco mais frio, o que contribuiu para a redução.

 
De acordo com o analista de queimadas do Inpe, uma maior fiscalização por parte dos governos estaduais e o endurecimento das leis também ajudam a explica a redução. A proibição de queimadas controladas começou mais cedo em Mato Grosso neste ano , disse. Para o analista, porém, não é possível estabelecer um quadro definitivo sobre as queimadas até setembro, mês que registra maior número de focos. Até lá, o tempo pode ficar mais seco.
Na tarde de quarta-feira, por exemplo, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 20%, deixando em alerta municípios do Sul do Pará e da Região Metropolitana de Cuiabá. Ontem, a umidade relativa do ar baixou para 33% em São Paulo. Entre a segunda e quarta-feira, o menor índice de umidade havia sido de 36%.
EMERGÊNCIA
As cidades de Poço Redondo e Poço Verde, em Sergipe, decretaram situação de emergência por causa da seca. Segundo a Defesa Civil, as chuvas que normalmente caem na região nesta época do ano foram muito irregulares e insuficientes para abastecer alguns municípios. As duas cidades que emitiram o decreto não têm abastecimento regular de água e os moradores contam apenas com cisternas. Em Poço Redondo, a situação está complicada desde maio. A cidade estava sendo atendida pelo Exército, mas deverá receber agora a Operação Pipa da Defesa Civil. Em Poço Verde o decreto foi emitido segunda-feira. Ao todo, nas duas cidades, cerca de 10 mil pessoas receberão assistência.
Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: