segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A bicicleta azul 2

Dal Marcondes

Olá amigos, no início do ano a cidade de São Paulo assistiu a morte de uma experiente ciclista e uma cidadã, Márcia Regina de Andrade Prado, que fez de sua militância pela bicicleta uma bandeira com muitos defensores.

Hoje, depois de algumas idas e vindas minha bicicleta nova chegou. Não é a bicicleta azul que eu imaginava resgatar do porão, porque o preço dos concertos e peças tornaram inviável. Acabei comprando um modelo simples vendido pela internet, uma Caloi Terra, e vermelha. Mas vou gostar dela como gostei da minha primeira bicicleta, aos dez anos.

Não vou usar minha bicicleta para grandes aventuras pela cidade. Quero usá-la para ir ao Metrô (moro a 10 quadras da estação Vila Madalena), para passear nos finais de semanas e para andar no bairro.

Fiquei muito impressionado com a solidariedade que recebi do pessoal da Bicicletada, que está se oferecendo para me ajudar nos primeiros dias. Acho que vou precisar mesmo, porque nem mesmo montar a bicicleta está dando muito certo. Mas sou teimoso. Vou colocar minha bicicleta vermelha para rodar.

Embaixo segue o texto original, que publiquei no antigo Blog da Envolverde, e os comentários de solidariedade que recebi.

A bicicleta azul

por Dal Marcondes
Esta semana comprei uma bicicleta. Não fui a uma loja e escolhi um modelo moderno. Resolvi resgatar uma velha bicicleta que estava em um porão na casa de meu primo. Foi usada por seus filhos nos anos 90 e estava lá, murcha como seus pneus. Um pedal faltando e uma roda meio torta. Procurei uma bicicletaria no bairro onde moro e, para minha surpresa, não encontrei. Mas não me dei por vencido. Mandei arrumar em outro bairro.

Desde que ganhei uma bicicleta checa, verde e branca, comprada no Mappin, quando fiz dez anos, não ando mais de bicicleta. Andei muitos anos de moto, mas não de bicicleta. Bom, vou voltar a andar. Os motivos são muitos, ideológicos, para não emitir carbono, de saúde, para fazer exercícios, e agora, também, por teimosia.

Esta semana ouvi falar pela primeira vez de Márcia Regina de Andrade Prado, a cidadão ciclista que morreu atropelada por um ônibus na avenida Paulista. Uma militante consciente de seu papel e capaz de fazer opções coerentes com suas crenças. Fiquei muito comovido com a morte desta mulher valente. (leia um pouco da história aqui: http://planeta.bicicletada.org/

Bom, Márcia me convenceu de que minha bicicleta azul precisa ganhar as ruas. Um carro a menos. Menos carbono no ar. Espero conseguir manter minhas convicções com o mesmo vigor que a Márcia. Andar na minha bicicleta recondicionada/reciclada será uma forma de homenagear aqueles que não apenas “cagam regras” pelo mundo, mas fazem. E fazem a diferença. Não te conheci Márcia, uma pena.


enviado por: Tamara Ka
Dal:
Fui amiga da Márcia, e posso te dizer que ela estava muito bem com a vida sobre as duas rodas e com a turma que conheceu em função disso.Ela não fugiu da vida nem de ser feliz. Boa sorte com sua bicicleta azul e que ela te leve a muitos lugares bacanas.
Tamara Ka
Em: 21/01/2009 20:45:38

enviado por: Carolina
Dal, parabéns pela simples e eficiente iniciativa. É uma pena que a gente tenha que correr tanto contra o tempo e que sejamos forçados a viver cada vez mais longe de nosso local de trabalho, o que impossibilita muitos de fazerem o mesmo. Eu tento ajudar de outra forma, pelo menos insistindo no transporte coletivo em vez do carro de passeio. Abraços!
Em: 21/01/2009 10:15:49

enviado por: Alexandre Afonso
Parabéns Marcondes, bem vindo a uma nova vida que a bicicleta pode nos trazer! Esta convidado a sentir o que é a bicicletada, e assim quem sabe se juntar nessa batalhar por uma cidade mais humana.
Em: 20/01/2009 16:17:48

enviado por: Vitor
Site: http://nossoquintal.org
Caro Dal,
Meus parabéns. Tem nosso mais sincero apoio. Ab
Em: 20/01/2009 11:19:47

enviado por: Bruno Morino
Caro Dal me senti extremamente orgulhoso de você sem mesmo ao menos o conhecer. Neste momento onde todos se afastam de suas bicicletas após os assassinatos da semana passada, com bom senso conseguiu fazer o inverso. Sou ciclista urbano em São Paulo e como estou de férias me disponho a ser seu "anjo da guarda" nesse seu começo, o auxiliando em seus deslocamentos. Se possível me ligue ou mande e-mail. abraço 11 96159047
Em: 20/01/2009 04:56:07

enviado por: André Pasqualini
Site: http://www.ciclobr.com.br
Parabéns Dal, siga o conselho dos demais, vá até a Bicicletada e troque experiências com pessoas que usam a bicicleta na cidade e sabem "atalhos" que você demoraria meses para descobrir.

Além do mais, visite o site do Willian Cruz, lá tem dicas importantíssimas para quem esta iniciando. Dá para qualquer um pedalar nessa cidade, com algumas dicas de como se portar na via, tenho certeza que seus deslocamentos se tornarão bem mais prazerosos, do que estressantes. Deixe o stress na garagem e vá de bike.

Abraços

André Pasqualini
Em: 19/01/2009 23:47:14

enviado por: Marcelo Mig
Muito bonitos teu texto e atitude. Ainda não te conheci, Dal Marcondes, mas tenho certeza de que nos encontraremos pedalando em nossa cidade.
Em: 19/01/2009 20:15:07

enviado por: Bruno Giorgi

Está de parabéns, belas palavras, bela atitude. Como sugeriu o William, venha pedalar conosco da bicicletada, será muito bem vindo, como todos são. Talvez nesse momento a alegria característica de todas as bicicletadas esteja um pouco ausente, mas aos poucos iremos superar essa perda e nos fortaleceremos ainda mais. Pelo tanto que a Márcia lutava por uma cidade e um mundo melhor, não podemos nos render. Forte abraço.
Em: 19/01/2009 17:16:53

enviado por: Laércio Luiz Muniz
Site: http://outforlunch.blogspot.com
Parabéns. Muito me emocionou o seu texto, porque conheci Márcia, e tenho certeza que ela lhe receberia com um abraço carinhoso e um sorriso aberto, como fazia com todos. Por despertar ações como a sua temos certeza que ela nunca morrerá.
Em: 19/01/2009 14:06:18

enviado por: Willian Cruz
Site: http://freeride.blig.com.br
Dal, parabéns pela decisão. Convido você a participar da Bicicletada, toda última sexta-feira do mês na Praça do Ciclista, para conhecer mais gente que adotou esse meio de transporte inteligente e sustentável. Também lhe convido a visitar meu site, onde publico dicas para pedalar com segurança no trânsito de uma grande e pouco acolhedora cidade como São Paulo: http://tinyurl.com/6gqwvt
Em: 19/01/2009 13:59:58

enviado por: Naná Prado
Site: http://mercadoetico.terra.com.br
Dal, já faz alguns meses que coloquei na minha cabeça que também arranjaria uma bicicleta. Muitos me desanimaram, outros tantos incentivaram. Eu, sinceramente, acho a decisão muito sábia. Adoro pedalar. Tenho um pouco de medo, ainda mais com fatos como o ocorrido com a Márcia.
Parabéns, mais uma vez, por trazer um tema tão relevante. Quem sabe saímos por aí um dia, quando eu conseguir a minha magrela...
Em: 19/01/2009 11:36:37

Nenhum comentário: